Sport avalia recorrer à Justiça Desportiva após polêmica em empate contra o Fluminense

Escrito em 02/10/2025
Redação Sport - Jogo de Hoje

Vice-presidente rubro-negro, Raphael Campos, diz que clube estuda medidas legais para tentar invalidar jogo da 26ª rodada do Brasileirão: "Uma vergonha"



Raphael Campos, vice-presidente do Sport — Foto: Paulo Paiva/Sport Club do Recife

O Sport está analisando a possibilidade de pedir a anulação do empate por 2 a 2 contra o Fluminense, disputado na noite desta quarta-feira, na Ilha do Retiro, por suposto “erro de direito” da arbitragem. De acordo com o vice-presidente rubro-negro, Raphael Campos, o clube estuda junto ao departamento jurídico medidas para que a partida da 26ª rodada do Brasileirão seja invalidada.

Durante o confronto, os árbitros de vídeo chamaram o juiz de campo, Raphael Claus, em dois momentos decisivos: primeiro, para anular um gol do Fluminense, e depois, para confirmar um pênalti marcado para o time carioca no segundo tempo.

O dirigente questiona especialmente o cartão amarelo aplicado a Ignacio, do Fluminense, e afirma que buscava a expulsão do atleta tricolor:

No primeiro lance, sequer cogitam o vermelho. No segundo, ele confirma na hora que deu falta (em Pablo) e apita. Depois, o VAR pergunta de novo se ele deu falta e ele confirma de novo. E mesmo assim é chamado (pelo árbitro de vídeo)reclamou Campos.

No lance que originou a penalidade, aos 32 minutos do segundo tempo, Raphael Claus confirma ao VAR a marcação de falta sobre Pablo:

Claus, a sua marcação é de falta no início da jogada?questiona o VAR.

Falta no Pablo, falta no Pabloresponde o árbitro de campo.

Para o Sport, esse episódio configura erro de direito, o que motivaria o pedido de anulação:

Claus não tinha marcado a falta em Pablo. Mas se ele diz no áudio com o VAR que marcou, o VAR não poderia intervir. Além de não ter sido pênalti, eles cometem um erro de direito. Estamos estudando com o jurídico como embasar issoexplicou o vice-presidente.

Se o árbitro confirma em conversa que tinha marcado a falta anterior ao lance do suposto pênalti, tudo que ocorreu depois é irregularacrescentou.

Segundo o artigo 259 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, a anulação de uma partida é permitida apenas em caso de erro de direito, que envolve interpretação ou aplicação incorreta das regras do jogo.

O diretor-geral de futebol do Sport, Enrico Ambrogini, já havia demonstrado insatisfação com Raphael Claus logo após o confronto, afirmando sentir-se como um “palhaço” devido à atuação da arbitragem e mencionando que o clube “começa a suspeitar de outras coisas”.

✦ Fonte – Jogo de Hoje 360°


.